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Casos Reais de Assistência

Um segurado expatriado, em Palawan

Em Palawan, nas Filipinas, um segurado, expatriado, foi transportado a um hospital próximo, numa ambulância local. O médico que lhe prestou assistência e o médico da ERGO Seguros de Viagem de Banguecoque realizaram uma teleconferência, tendo sido estabelecido o diagnóstico de fratura do ombro esquerdo. A ERGO Seguros de Viagem de Banguecoque detém informações detalhadas sobre o hospital em questão, na sequência de inspeções locais regulares e do conhecimento local. Foi portanto confirmado que as capacidades médicas do referido hospital eram boas, tendo o segurado dado entrada na UCI, em vez de ter tido de passar por um exaustivo e dispendioso processo de evacuação por via aérea. Depois de três dias na UCI, o expatriado foi considerado apto para viajar de avião e foi repatriado com acompanhamento médico para Manila, onde reside.


Transporte de medicamento para a Etiópia

Em Addis Abeba, na Etiópia, um segurado apresentava falência de vários órgãos. Para o tratamento, era necessária uma determinada medicação, que iria permitir ao paciente ficar apto para viajar de avião. Porém, essa medicação não estava disponível na Etiópia. A ERGO Seguros de Viagem solicitou que uma farmácia local produzisse uma quantidade desse medicamento o mais rapidamente possível. O medicamento foi então transportado de avião para Addis Abeba, por um técnico paramédico, e administrado ao doente. Como a medicação tinha de ser administrada dentro de um período de 16 horas, este foi um exercício muito stressante. Entretanto, a farmácia produziu mais medicamento, que também foi enviado de avião. Uma vez estabilizado o segurado, foi organizada a sua evacuação aérea para a Europa, a fim de prosseguir o tratamento.


Evitar uma intervenção cirúrgica desnecessária

Um rapaz de 9 anos foi referenciado para um hospital local, em Esmirna, na Turquia, com queixa de dor abdominal. O relatório médico referia como diagnóstico uma apendicite aguda. A avaliação feita pelo nosso médico especialista não encontrou provas dessa situação. A ERGO Seguros de Viagem transferiu de imediato o menino para outro hospital da mesma cidade, onde o diagnóstico foi de linfangite abdominal, uma situação que se resolveu com tratamento médico. A criança teve alta na manhã seguinte e foi evitada uma cirurgia desnecessária numa criança de 9 anos.


Fraude confirmada através do Facebook

A ERGO Seguros de Viagem recebeu faturas de um hospital nos Camarões, exigindo o pagamento relativo a 21 dias de tratamento de um caso de cólera num jovem turista escandinavo. Em anexo à fatura estava uma cópia do passaporte do segurado e um cartão de seguro, válido. O gestor do processo considerou o valor reclamado demasiado elevado e o tratamento escolhido para a cólera pouco usual. Assim, decidiu investigar mais a fundo. Depois de verificar o segurado no Facebook, ficou claro que ele tinha realmente viajado para os Camarões, mas não nas datas específicas indicadas na fatura do hospital. O gestor de reclamações entrou em contacto com o segurado através do Facebook e recebeu deste a confirmação de que tinha efetivamente ido à clínica em questão três meses antes, para uma consulta em ambulatório devido a um problema de saúde sem gravidade. Confirmou que tinha viajado pelos EUA durante os 21 dias em que supostamente tinha dado entrada na clínica nos Camarões. O gestor de reclamações contactou a clínica e o médico assistente a fim de obter mais informações, mas o médico desligou repetidamente o telefone, tendo o pedido sido rejeitado como fraudulento.


Consulta médica de especialidade, à distância, via Skype, com um segurado

Um segurado, em Tonga, sofreu uma laceração do pulso esquerdo, na sequência de um acidente com uma faca de mato. O presumível diagnóstico era de uma rotura de tendão. Tendo em conta a falta de tratamento médico especializado em Tonga, a ERGO Seguros de Viagem organizou uma consulta via Skype com um especialista em membros superiores, de Brisbane, Austrália. A ERGO Seguros de Viagem prestou ainda o seu apoio através de um visto médico e da transferência do segurado para Brisbane, em vez de para a Nova Zelândia, poupando assim uma viagem desnecessária.

 

 Rápida solução com numerário, na Gran Canária

Um segurado, desesperado, contactou-nos numa sexta-feira à tarde, da Gran Canária. Tinha-se divorciado recentemente e estava de férias pela primeira vez, sozinho, com os seus dois filhos pequenos. Infelizmente, tinham-lhe roubado a carteira e via-se completamente sem dinheiro, sozinho, e com as duas crianças – com os bancos fechados, numa sexta-feira à tarde. Chamámos a nossa empresa de ambulâncias preferencial da região e perguntámos se alguém estaria por perto com dinheiro à mão. Enviámos um formulário de queixa para o hotel e pedimos ao desafortunado pai que descesse ao lobby do hotel e aguardasse por um tal "José Luis". 20 minutos mais tarde, o José Luis chegou com dinheiro suficiente para o cliente poder prosseguir as suas férias. O José Luis trouxe-nos o relatório policial e o formulário da queixa assinado. O pai das crianças telefonou-nos nessa noite. Estava tão feliz que quase chorou. Nunca pensou que uma queixa pudesse ser resolvida tão depressa e o melhor de tudo tinha sido o facto de ele não ter tido de telefonar à ex-mulher e de lhe contar a peripécia.

  

Acidente numa pequena ilha grega

Um segurado sofreu um grave acidente de moto numa pequena ilha grega, onde existe apenas um centro médico público, de muito fracos recursos. O segurado necessitou de ser transferido para a ilha mais próxima para fazer uma ressonância magnética e, eventualmente, ser submetido a tratamento. Não havia possibilidade de o transportar numa ambulância aérea, devido ao facto de não existir nenhuma pista de aterragem na ilha e de a distância ser demasiado longa para um serviço de helicóptero. O único transporte oficial para o exterior da ilha era através de um ferry, mas não havia qualquer garantia de o segurado se poder manter deitado, o que era uma condição essencial. Por conseguinte, a ERGO Seguros de Viagem contratou uma lancha rápida privada, que transportou o segurado até à ilha maior mais próxima. A viagem não foi particularmente confortável, mas demorou apenas 30 minutos. Entretanto foi organizado um transporte em ambulância terrestre, que recolheu o segurado diretamente no molhe e o levou para o centro médico preferencial, de maiores dimensões. Fizeram-lhe uma ressonância magnética, foi internado no centro médico para tratamento e arranjaram um hotel confortável para a esposa. Após alguns dias de tratamento, o segurado foi transportado de regresso ao seu país, numa ambulância aérea.


Segurado numa zona remota na Argentina

A ERGO Seguros de Viagem foi notificada, por email, referindo que um segurado alemão tinha dado entrada num hospital público em San Salvador de Jujuy, na Argentina, em estado muito grave, e não tinha junto de si nenhum familiar ou amigo. San Salvador de Jujuy é uma localidade muito remota, com praticamente nenhumas participações apresentadas até essa data. O seguro da ERGO Seguros de Viagem foi imediatamente acionado, tendo dado início às investigações para determinar o nome correto do hospital e localizar o segurado. O escritório local conseguiu finalmente obter a confirmação do hospital público onde o segurado estava a ser tratado e de que tinham sido obtidos todos os documentos necessários para confirmar a cobertura, embora esses documentos raramente sejam partilhados por hospitais públicos na Argentina. Após a aprovação da transferência, foi organizado o transporte numa ambulância aérea, para a capital, Buenos Aires, já que San Salvador de Jujuy não possuía uma estrutura médica capaz de manter o doente sob tratamento. Uma vez admitido no melhor prestador local de serviços de saúde em Buenos Aires, o segurado recebeu o melhor tratamento possível, incluindo tratamento de reabilitação e apoio psicológico. Por fim, o segurado pôde ser repatriado para a Alemanha, tendo  a ERGO Seguros de Viagem sido a responsável por todas as medidas necessárias tomadas localmente para tornar isso possível, designadamente os documentos burocráticos e a ambulância terrestre até ao aeroporto. O irmão do segurado – que manteve um contacto frequente, por email, desde a Alemanha – confirmou que o segurado estava finalmente a salvo, em casa, junto da família, e felicitou-nos, pelo serviço prestado.

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